quinta-feira, 28 de junho de 2012

Entrevista a Gonçalo Loureiro

O número 184 de juniores, Gonçalo Loureiro, deu uma entrevista exclusiva ao nosso blogue, esperemos que gostem e fiquem a saber mais sobre a carreira do jovem português!

1- Desde que idade joga ténis?

Gonçalo Loureiro - Jogo desde os 3 anos.

2- Actualmente onde treina? Quantas horas treina diariamente? Quem é o seu treinador?

GL - Treino no CETO, o meu treinador é o João Cunha e Silva mais a respectiva equipa técnica. Estou a treinar cerca de 4 horas mais físico.

3- Qual a sua superfície preferida?

GL - Terra batida.

4- Tem sido difícil compatibilizar a escola com o ténis?

GL - Sim nunca é facil, mas também com a ajuda dos professores e com um esforço extra, vou conseguindo fazer tudo.

5- O que gosta de fazer nos seus tempos livres?

GL - Gosto de estar com os meus amigos, gosto de jogar e ver futebol, e apoiar o Benfica.

6- Qual o seu jogador preferido? E jogadora? (a nível nacional e internacional)

GL - Eu não tenho nenhum jogador favorito que goste, mas gosto do Nadal, Ferrer, Isner, Dolgopolov, Tomic... A nível nacional Pedro Sousa, por ser um dos jogadores mais talentosos, e por o ver a jogar já há muitos anos.

7- Quais os teus ídolos / referências?

GL - Apesar de não terem nada a ver com ténis, Cristiano Ronaldo e José Mourinho.

7- Qual considera ser a sua vitória mais importante até hoje?

GL - Acho que ainda não tive assim nenhuma vitória que tenha marcado a minha carreira, tive algumas boas vitórias frente a bons jogadores, mas espero que essa vitoria chegue em breve. Mas talvez a vitoria na final do campeonato nacional de sub16.

8- Qual o torneio que lhe deu mais prazer vencer? Quais os momentos mais felizes da sua carreira?

GL - Campeonato da Europa de pares, e apesar de termos perdido na final Campeonato do Mundo de equipas. E claro, Campeonato Nacional de sub16, porque depois de ter perdido duas vezes na final (sub12 e sub16) consegui vencer.

9- Quais daqueles que já defrontou foi o mais difícil?

GL - Já joguei com muitos dos melhores jogadores nacionais, e internacionais. Mas não há nenhum que posso dizer que foi o mais difícil.

10- O torneio que mais gosta? O que mais gostava de vencer?

GL - Claramente o Estoril Open.

11- Quais os seus objectivos para o resto deste ano?

GL - Até ao final do ano espero acabar uns bons lugares dentro do top100 itf, queria também tentar ganhar o primeiro ponto ATP, e entrar no top1000 ATP de pares.

12- Espera atingir o top 10 de juniores?

GL - Era bom! Mas sei que ainda me falta muito. Mas nunca se sabe, também acho que já estive mais longe.

13- Irá apostar mais em torneio futures do que juniores? (este ano e no próximo ano)

GL - Vou jogar mais torneios juniores, para me tentar aproximar o maximo do quadro principal dos grand slams para o ano, mas aos poucos ir tentado uns futures.

14- Que torneios irá jogar brevemente?

GL - Marrocos, grupo 1. E Linz, em principio.

15- Quais os seus objetivos para o circuito profissional (ATP)?

GL - Como ainda não tenho pontos essa pergunta é dificil, mas, gostaria de chegar pelo menos aos 100 primeiros.

16- Quais as maiores diferenças que encontra entre o circuito júnior e ATP?

GL - Acho que a principal diferença é que no circuito profissional, há menos espaço para errar, ao mínimo erro somos "castigados" pelo nosso adversário. Nos juniores há jogadores muito bons, com grandes pancadas, mas mais fracos mentalmente e fisicamente em relação aos do circuito ATP.

17- Irá fazer do ténis carreira?

GL - Sim, pretendo tentar seguir um carreira no tenis.

18- Tem noção e considera-se um dos tenistas mais talentosos em Portugal?

GL - Eu acho que não me tenho de considerar talentoso, sei que consigo fazer coisas mais facilmente que outros não conseguem, mas ja acreditei mais que o meu talento me ia salvar, se nao trabalhar bem esse meu talento não me vai servir de nada. E o tenis mundial esta cheio de jogadores talentosos que nunca chegaram a lado nenhum.

19- Quais as maiores dificuldades que tem sentido para seguir o seu sonho?

GL - A nivel financeiro... Ir jogar para fora varias semanas, sem apoios financeiros torna-se muito difícil.

20- Acha que um dia poderá chegar ao top 100?

GL - Ainda me falta muito, mas claro que acredito, e espero que um dia o venha a conseguir.

21- Sente-se mais a vontade a jogar singulares ou duplas?

GL - Até há pouco tempo gostava muito mais de jogar pares, mas aos poucos tenho vindo a gostar cada mais de singulares. Mas adoro jogar pares, e espero que possa a vir a ter um boa carreira internacional nos pares juntamente com os singulares.

22 Qual considera ser a sua melhor qualidade no seu jogo?

GL - Sinceramente não consigo dizer, tenho muita coisa a melhorar.

23- Quais as qualidades que mais aprecia ao observar um jogador de ténis? 

GL - Gosto de um jogador muito solido, e que nao se importe de correr atras da bola (Ferrer), ou de um que varie muito bem o jogo e que nao bata uma bola igual (Tomic). Gosto muito de um jogador com melhor esquerda.

24- Este ano fez a sua 1ª participação no Estoril Open, como se sentiu?

GL - Muito nervoso, e acho que isso se reflectiu no meu jogo. Mas ainda tenho muitos anos à minha frente, e espero que possa fazer melhor figura no próximo ano.

25- O que mais gostou dessa experiência?

GL - É um torneio completamente diferente, e outra realidade.

26- E já agora, tem alguma sugestão a fazer ao blog?

GL - Para continuar com o bom trabalho!

Muito obrigado pelas respostas Gonçalo, e desejamos-te a maior das sortes para a tua carreira!



Entrevista realizado por:  Duarte Lopes Navarro (novo membro da equipa do blog - escritor)
José Pedro Oliveira Pinto (escritor e administrador) 

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.